Benefícios do Trabalho Remoto: Pesquisa da Universidade de Stanford apresenta as vantagens dessa modalidade

Home > Demo

O trabalho remoto, ou home office, é uma das tendências de comportamento e negócios impulsionada pela pandemia. Esse modelo de trabalho inicialmente foi adotado pela necessidade de isolamento, mas rapidamente se mostrou cheio de benefícios não somente para os funcionários mas também para as empresas e, mesmo com a pandemia se aproximando do fim, o home office está mostrando que veio para ficar. 

Uma jornada de trabalho remota possibilita maior qualidade de vida aos funcionários, que conseguem equilibrar melhor vida profissional e pessoal. O tempo antes gasto com o deslocamento entre casa e trabalho agora pode ser aproveitado de outras formas, adicionando mais horas livres aos dias e dando a possibilidade de um ritmo de vida mais tranquilo, mesmo para quem mora em grandes cidades. 

Além disso, existe a possibilidade de programar uma viagem para visitar a família sem precisar conseguir uma folga, ou esperar um feriado. Basta ter acesso a internet e o trabalho pode ser feito em qualquer lugar. A possibilidade de uma jornada mais flexível, podendo equilibrar compromissos profissionais com compromissos pessoais tem um grande efeito no bem estar dos funcionários, diminuindo seu estresse e consequentemente melhorando a saúde.

O investimento no bem estar dos funcionários resulta em aumento da produtividade. A Universidade de Stanford realizou um estudo com 500 funcionários de algumas empresas que foram divididos em grupos de trabalho tradicional e remoto. Os resultados obtidos no grupo remoto mostraram um aumento da produtividade igual a um dia inteiro de trabalho, menos atestados médicos e uma diminuição estimada de 50% no estresse dos funcionários. 

O investimento no bem estar dos funcionários resulta em aumento da produtividade – Imagem: pexels.com

Mas as vantagens não param por aí. O trabalho remoto também possibilita uma enorme redução de custos das empresas. Com menos funcionários no modelo de trabalho tradicional, as empresas podem optar por diminuir os gastos imobiliários, pois não há a necessidade de manter um grande escritório. O mesmo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford possibilitou que uma empresa participante economizasse cerca de US$2.000 por funcionário no aluguel do espaço de trabalho.

O estilo de vida que o home office possibilita se tornou um grande desejo e as empresas que trabalham nesse modelo têm o diferencial de atrair os candidatos mais qualificados, se tornando ainda mais competitivas no mercado. A pandemia desencadeou um salto no desenvolvimento de novas tecnologias e formas de trabalhar que se mostraram ainda mais eficientes que a forma que a maioria das empresas funcionavam antes. A possibilidade de trabalhar em qualquer lugar é, sem dúvidas, o futuro.