© 2011-<%= DateTime.Now.Year %> - Todos os Direitos Reservados - Graff Tecnologia

Seu negócio crescendo

Deixe o marketing multinível potencializar suas vendas

O que é Marketing Multinível?

O Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, pode ser descrito como um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos são obtidos por meio da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

Um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços.

Derivado do sistema de vendas diretas, uma das particularidades do MMN é que sua equipe atua em forma de rede (networking) na estrutura organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema muito eficaz em algumas situações de mercado. O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

  • ; Marketing de mídias sociais (MMS)
  • ; Marketing de Rede (MR).
  • ; Marketing Multinível (MMN).
  • ; Multi Level Marketing (MLM).
  • ; Network Marketing (NM).

A partir da globalização econômica iniciada na década de 1980, várias empresas começaram a investir neste modelo de negócio com o objetivo de criar fidelização com seus consumidores. Essa forma de divulgação de produtos e serviços faz com que, muitas vezes, estes cheguem diretamente aos clientes sem a necessidade de intermediários e sem os custos de milionárias campanhas publicitárias. Através de uma rede de distribuidores independentes, onde cada distribuidor pode recrutar novos distribuidores (pelos quais receberá um bônus), existe uma forte alavancagem do potencial de negócios. Isso permite à empresa distribuir parte de seus lucros em bonificações com esses distribuidores.

No Brasil, segundo dados da Associação de Empresas em Vendas Diretas – ABVD- esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas e gera cerca de oito mil empregos diretos. De acordo com os últimos dados da associação, em 2013 foram gerados US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.

Ao contrário de países como Japão e Alemanha, não existe no Brasil uma lei específica que contemple o marketing multinível, estando ele sujeito, portanto, à mesma legislação seguida pelas empresas de outros segmentos. Como está ligada à venda direta, a prática é hoje observada de perto pela ABEVD.

De acordo com o diretor da entidade Marcelo Pinheiro “essa é uma chance de ser um empresário e ganhar dinheiro com baixo investimento”. Segundo ele, as leis brasileiras impedem que o distribuidor assuma algum compromisso com o fornecedor, evitando, dessa forma, a constituição da conhecida pirâmide financeira. “Portanto esse negócio é completamente legal”. Pinheiro ainda afirma que, para ser bem sucedido, “o revendedor precisa combinar uma grande rede de consumidores com a formação de uma equipe eficiente abaixo dele”.


Não se esqueça

Pensou em Multinível, é Nivello!

Contratar Agora