© 2011-<%= DateTime.Now.Year %> - Todos os Direitos Reservados - Graff Tecnologia

Seu negócio crescendo

Deixe o marketing multinível potencializar suas vendas

Pirâmide Financeira

A diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira

Em linhas gerais, pirâmide é um esquema de marketing multinível sem lastro real, ou seja, quando o serviço ou produto oferecido não existe de fato ou não é a fonte principal dos recursos obtidos pela empresa. De acordo com os especialistas no assunto, a pirâmide nada mais é do que um processo restrito aos indivíduos que estão dentro dela, e o que se está comercializando é a troca dos próprios recursos internos.

Pirâmide nada mais é do que um processo restrito aos indivíduos que estão dentro dela

De acordo com a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas -, a pirâmide também se caracteriza pela falta de treinamento para vendedores e ausência de continuidade nos processos. Ao contrário da venda direta legítima, quando há pagamento de impostos e a recompensa é proporcional ao esforço de cada um, na pirâmide ganha mais quem está no topo da hierarquia.

Para ajudar na diferenciação entre estes dois modelos, o Ministério da Justiça lançou recentemente uma cartilha para explicar as diferenças entre as pirâmides financeiras, que são ilegais, e o marketing mutinível, que é canal de distribuição de produtos e serviços legal.

A cartilha, que está disponível no site da instituição, aponta que a principal diferença é que na pirâmide não existe a venda de um produto real que sustente o negócio, ou seja, a comercialização de produtos ou serviços tem pouca importância para a sua manutenção. Para o esquema de pirâmides, a principal fonte de renda é o incentivo à adesão de novas pessoas ao negócio, o que faz com que seu crescimento não seja sustentável.

Já no marketing multinível ou de rede, o revendedor é compensado pelo que vende e pelos novos revendedores que atrai para a estrutura de vendas diretas. Ou seja, recebe o lucro das vendas e uma participação das vendas dos revendedores que recrutou e até das vendas dos recrutados por esses que ele recrutou (geralmente até três níveis abaixo).

Existem ainda outros pontos que podem ajudar a detectar as pirâmides que são:

  • ; Exigência de pagamento inicial de valores altos para a adesão.
  • ; O trabalho do “revendedor” não está claramente vinculado a um esforço real de vendas do produto. Pode até haver alguma atividade econômica envolvida, mas ela faz pouco sentido para a venda.
  • ; existe a promessa de altos ganhos, normalmente em pouco tempo, mas sem que haja clareza quanto a um real esforço do participante com a venda de produtos.

Não se esqueça

Pensou em Multinível, é Nivello!

Contratar Agora