Tem dificuldade em organizar e cumprir suas tarefas diárias? A técnica de pomodoro pode te ajudar a ser mais produtivo. Esse método foi criado pelo italiano Francesco Cirillo, nos anos 80. Francesco estava no início da faculdade e queria aumentar a própria produtividade nos estudos. Ele então teve a brilhante ideia de utilizar um timer de cozinha – que tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) – como ferramenta para ajudá-lo a se organizar. A cada 25 minutos, o timer emitia um som e nesse meio tempo, Cirillo se dedicava a suas tarefas com foco total e sem interrupções. Os resultados o deixaram tão satisfeito que em 1992 ele divulgou sua técnica para que outras pessoas também pudessem utilizá-la para aumentar a própria produtividade.
Mas por qual motivo esse método aumenta a nossa produtividade? Basicamente, quando dividimos o nosso fluxo de tarefas em blocos de concentração, o nosso cérebro consegue aumentar o nosso foco. Ao melhorarmos a nossa gestão de tempo, automaticamente potencializamos a nossa produtividade.
Se você quiser testar esse método mas não tem um timer de cozinha, fique tranquilo! Existem diversos sites e aplicativos que podem te auxiliar, como o Pomodoro Timer, Tomato Timer, Focus Keeper, entre outros. Escolha um deles, escreva a sua lista de tarefas diárias e dê início ao timer. Ao final dos primeiros 25 minutos, marque os afazeres que você conseguiu finalizar e faça um intervalo de 5 minutos. Nesses 5 minutos aproveite para se alongar, tomar um café, respirar um ar puro e depois volte para mais um bloco de 25 minutos de foco ininterrupto em sua lista. Essas pausas auxiliam na oxigenação do seu cérebro e a manter a agilidade do seu raciocínio.
A cada quatro blocos de 25 minutos faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos para descansar. Depois de alguns dias, você vai conseguir identificar o que te distrai com mais frequência, quanto tempo em média você leva para realizar uma tarefa, além de conseguir organizar muito melhor tudo o que precisa fazer diariamente. Se os 25 minutos não funcionarem para você, tente aumentar ou diminuir os seus blocos de concentração. O importante é que cada um se observe, faça testes e descubra qual ritmo de trabalho funciona melhor para aumentar a própria produtividade.