No contexto de globalização que vivemos, as redes sociais já são utilizadas em larga escala há alguns anos, mas após o início da pandemia de covid-19, milhões de consumidores foram atraídos para uma vida ainda mais ativa na web. De olho nessa tendência, não apenas empresas de pequeno porte, mas também grandes marcas passaram a utilizar uma comunicação mais humanizada nas redes sociais, popularizando o social selling. Se antes os usuários estavam nas redes majoritariamente para interação com amigos e familiares, hoje o foco mudou e as redes sociais também se tornaram um canal de comunicação com as marcas que admiram, uma ferramenta para descobrir novos produtos e um espaço para fazer negócios.
Há um ditado no mundo do marketing que diz “pessoas compram de pessoas”. O social selling faz uso das redes sociais para estreitar a relação com potenciais clientes. Para empresas que buscam humanizar seu atendimento e processos de venda, implementar o social selling pode ser um excelente caminho a seguir para aumentar seu lucro.
Segundo um estudo feito pela Sales for Life, empresas que são adeptas do social selling possuem 84% de orçamentos mais altos do que empresas que não utilizam essa prática. Com a pandemia potencializando ainda mais a globalização, o posicionamento em redes sociais se tornou obrigatório para as empresas se manterem no mercado.
Como implantar o social selling na minha empresa?
O primeiro passo é conhecer a persona do seu público alvo, para que ele se sinta ligado a sua marca, não somente pelos produtos e serviços oferecidos, mas também pelos sentimentos. Fazer uma relação de quais as maiores dores desse público, quais os gostos, quais as redes sociais que mais usam, qual a melhor linguagem para se comunicar com seu público, etc. Ao definir tudo isso, se torna mais claro qual estratégia traçar e onde é importante que sua marca esteja presente.
Também é importante compreender como o seu público se comporta em cada fase do funil de vendas e o Social Selling tem como uma de suas principais funções fazer com que o lead evolua nesse funil. Muitas empresas erram ao não investirem em suas redes sociais por não acreditarem que elas têm potencial para vendas, apenas para anunciar produtos e serviços e interagir com amigos e familiares. Segundo uma pesquisa do Linkedin, 62% dos compradores B2B respondem a vendedores que se conectam com oportunidades relevantes. Outra pesquisa, divulgada pela Opinion Box, mostrou que cerca de 48% dos consumidores já compraram algum produto que conheceram através do Instagram. E esses números tendem a aumentar.
Muito antes das redes sociais existirem, toda venda já era social. Sempre houve a relação formada entre alguém que oferece uma solução para alguém que possui uma necessidade. A novidade é que através das redes sociais, temos ferramentas para tornar esse processo ainda mais eficiente. Hoje, não apenas as ferramentas de vendas foram transformadas, mas também as relações de consumo, pois a possibilidade de proximidade das marcas fez com que o comportamento do consumidor mudasse: agora eles querem construir um relacionamento de confiança antes de fechar qualquer negócio.
Muito antes de finalizar uma compra, o consumidor já está pesquisando na internet soluções para suas dores. O social selling coloca os vendedores em contato com essas pessoas enquanto elas buscam por soluções. Ao entender as necessidades de clientes em potencial, as empresas aumentam suas chances de fechar negócio significativamente.
Como ter um social selling de sucesso?
Crie conteúdos interessantes para o seu público alvo. Isso demonstra que você realmente se preocupa com seu público e também busca oferecer algum tipo de valor para ele. Vá além dos posts de produtos e ofertas, mostre os bastidores da empresa, mantenha um blog, disponibilize e-books e infográficos. Tudo isso passa a mensagem de que você vê as dores do seu público alvo e está interessado em ajudá-lo.
Atualizar seus scripts de venda constantemente também é importante para manter um atendimento humanizado. Se a empresa passa muito tempo utilizando os mesmos scripts, o contato com potenciais compradores se torna mecânico e distante.
Implementar o social selling não é simples. Exige muita dedicação e paciência de toda a equipe, porém no contexto que vivemos hoje, onde distanciamento social é necessário, o comportamento do consumidor tem mudado e as relações humanas são valorizadas a cada dia mais. Investir no desenvolvimento de um relacionamento com seu público alvo é recompensador e vai garantir muito mais lucro para sua empresa.